terça-feira, 11 de outubro de 2016

A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?



A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de aprendizagem é atualmente uma questão bastante discutida. Serão as Tecnologias em contexto escolar, perante os recentes fenómenos sociais e económicos, uma necessidade ou uma opção?


António Dias Figueiredo (2000) afirma que atualmente se pretende “construir a Sociedade da Informação com os mesmíssimos instrumentos intelectuais com que, há duzentos anos, se construiu a Sociedade Industrial, com base em princípios mecanicistas do Taylorismo” O que significa que a escola tradicional não está preparada para responder às necessidades atuais. Embora se verifiquem a utilização de instrumentos tecnológicos como recurso, estes não passam de soluções do passado, ou seja, como António Dias de Figueiredo (2000) expressa: “os media são inquestionavelmente novos, mas as aprendizagens são velhas e ultrapassadas.”
De acordo com Fernando Botelho (2005) a migração e a globalização são duas fortes características da atualidade. Atualmente em contexto escolar defrontamo-nos com crianças e jovens que, durante a sua pequena existência, sempre mantiveram contacto com as tecnologias. Conforme António Dias de Figueiredo (2000), estes jovens e crianças requerem “maior atividade e interatividade, mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e globalização.” Face a esta evidência para nós é visível a necessidade da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem.
Uma vez que, em conformidade com Patrícia Fidalgo (2009), estamos perante uma época em que a autonomia é um dos objetivos primordiais do ensino, enquanto futuros professores e educadores temos a função de tornar os estudantes responsáveis pela construção dos seus próprios saberes, e isso é possível através dos media. Os media, segundo António Dias de Figueiredo (2000), são “espaços ricos em atividades”, como instrumentos, se bem planeados, podem ter muito sucesso no processo ensino-aprendizagem.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilitam a interação entre diferentes culturas e permite a aprendizagem de diferentes línguas. Viabilizam estratégias de ensino diferente e motivante, desde que utilizadas conscientemente. São uma alternativa ao ensino tradicional por se adequarem melhor ao propósito educacional dos dias de hoje.

Embora atualmente não seja evidente para nós as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas, conforme ditam as nossas experiências escolares, a nossa opinião assenta que a sua utilização é proveitosa, porque reconhecemos a infinidade de recursos que as TIC disponibilizam. Reconhecemos que a sua utilização bem programada e com sentido proporcionará aos estudantes, contextos educacionais muito mais ricos e com significado que sem as TIC não existiriam.

Em conclusão, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, assumem uma grande importância a diversos níveis: pessoal, educacional e social.


Referências Bibliográficas


BOTELHO, Fernanda (2005). “Globalização e cidadania: reflexões soltas”.


DIAS DE FIGUEIREDO, António (2000). "Novos media e nova aprendizagem"


FIDALGO, Patrícia (2009). “O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação"

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