domingo, 8 de janeiro de 2017

Reflexão Individual- Andreia Bernardo

Natal com Quatro Patas- Filme

 
 
Este filme teve a participação especial de duas crianças. Uma criança com nove anos, Margarida Ramos e outra criança com oito anos, Eduardo Francisco.
A criança com nove anos é o narrador da história e para contar esta história, contámos-lhe a história e pedimos que fizesse um resumo escrito da história. Após isso ela leu as falas que ia dizer e gravámos a  sua voz. Quando as falas não estavam bem ditas, ela pedia para fazer de novo, e quando não estava bem gravado nós pedíamos para ela repetir e ela fazia de boa vontade. A Margarida pediu para escolher a música de fundo e quis ajudar na montagem do filme.
Relativamente aos desenhos, a história foi contada à criança de 8 anos e de seguida, foi-lhe pedido para desenhar os animais da história de forma a que os desenhos fossem infantis.
Os recursos utilizados para a realização dos desenhos foram lápis, marcadores, guaches e folhas A3.
Através do envolvimento das crianças na realização do filme, percecionámos que as mesmas ficam entusiasmadas por trabalhar com estas ferramentas, pois existem enormes potencialidades e variadas formas de utilizar. Uma vez que as crianças pertencem a uma geração de tecnologias, verifica-se que estão à vontade e têm curiosidade de aprender. Assim, nesta experiência, elas envolveram-se bastante e quiseram colaborar.
A nível pedagógico, a ideia de trabalhar com este programa pode ser uma possível ferramenta a ser utilizada em sala de aula, uma vez que aproxima as crianças das tecnologias e dá-lhes oportunidade de serem  criativas.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Natal com Quatro Patas- História


Era uma vez um cão chamado Lucas que vivia nas ruas da cidade. Tinha sido abandonado quando era pequeno e já estava habituado ao frio que se fazia na rua.
Na noite de Natal o Lucas estava a dormir profundamente quando uns passarinhos passaram a voar numa chiadeira assustadora:
- O pai Natal está com varicela!
Foi então que o Lucas despertou e pensou para consigo mesmo:
- Tenho que fazer alguma coisa…Não posso deixar as crianças ficarem tristes!
O Lucas começou a correr pelas ruas da cidade e a chamar os seus amigos animais:
- Ão, ão, ão,ão! O pai natal está doente.
Os seus amigos cães e gatos reuniram-se com o Lucas.
 - Como vamos salvar o Natal dos nossos donos?- Perguntaram os amigos
Lucas respondeu:
-Vamos nós mesmos entregar as prendas!
Em seguida, outro cão perguntou:
-E as crianças que não têm animais de estimação?
-Vou chamar os meus outros amigos animais que vivem na rua, tenho a certeza que eles nos podem ajudar. – Respondeu o Lucas
Todos gritaram:
- Vamos salvar o natal!
Como já era quase meia-noite, algumas famílias estavam acordadas para abrir as prendas, e viram os cães e os gatos chegar com as prendas. As famílias ficaram tão comovidas com o gesto que quiseram adotar os amiguinhos abandonados e dar-lhes muito amor e alegria.