Desde 2009, já decorreram sete edições, em Portugal (continente), Madeira e Açores. No site http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia, estão disponíveis as histórias das edições anteriores, em áudio e video. Das histórias que ouvimos observámos que as crianças para narrarem a história tão bem, é necessário haver um grande trabalho na construção e na análise da história. A criação destes projectos com as crianças desenvolve várias áreas do conhecimento. As crianças aprendem a falar com clareza para um público, trabalham a memorização, aprendem todos os elementos do contexto da história o que requer que as mesmas sejam capazes de interpretar a história para no final transmitir as ideias e as emoções do conto. O trabalho de análise e de construção da história pode ser individual ou em grande grupo, construir uma história pode ser o protejo de um ano lectivo.
Blog desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Concurso "Conta-nos uma história!"
"Conta-nos uma história!" é um concurso que existe desde 2009 e tem o propósito de incentivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Esta iniciativa criada em conjunto com o Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares , Plano Nacional de Leitura e em parceria com a Microsoft , com a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, é dirigida a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo e fomenta, nestes níveis de ensino, o ato de contar histórias. Estas histórias podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podem ser projectos criados em grupo ou individualmente.
Desde 2009, já decorreram sete edições, em Portugal (continente), Madeira e Açores. No site http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia, estão disponíveis as histórias das edições anteriores, em áudio e video. Das histórias que ouvimos observámos que as crianças para narrarem a história tão bem, é necessário haver um grande trabalho na construção e na análise da história. A criação destes projectos com as crianças desenvolve várias áreas do conhecimento. As crianças aprendem a falar com clareza para um público, trabalham a memorização, aprendem todos os elementos do contexto da história o que requer que as mesmas sejam capazes de interpretar a história para no final transmitir as ideias e as emoções do conto. O trabalho de análise e de construção da história pode ser individual ou em grande grupo, construir uma história pode ser o protejo de um ano lectivo.
Desde 2009, já decorreram sete edições, em Portugal (continente), Madeira e Açores. No site http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia, estão disponíveis as histórias das edições anteriores, em áudio e video. Das histórias que ouvimos observámos que as crianças para narrarem a história tão bem, é necessário haver um grande trabalho na construção e na análise da história. A criação destes projectos com as crianças desenvolve várias áreas do conhecimento. As crianças aprendem a falar com clareza para um público, trabalham a memorização, aprendem todos os elementos do contexto da história o que requer que as mesmas sejam capazes de interpretar a história para no final transmitir as ideias e as emoções do conto. O trabalho de análise e de construção da história pode ser individual ou em grande grupo, construir uma história pode ser o protejo de um ano lectivo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário