domingo, 4 de dezembro de 2016

Análise das Respostas ao Questionário

O questionário elaborado pelo nosso grupo, foi desenvolvido no contexto da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objetivo de analisar dentro da turma, questões como: Para que fins a Internet é utilizada? Qual o nível de segurança da Internet?
O questionário, constituído por três partes, é dirigido a um grupo restrito de alunas que frequentam o 3º ano da Licenciatura Educação Básica. O número máximo de respostas foi atingido, ou seja, obtivemos 10 respostas.
Com este questionário pretendemos compreender quais são as redes sociais mais utilizadas pelas colegas, com que frequência as utilizam, se têm consciência dos perigos das redes sociais e a partir de que dispositivo utilizam a internet. Procuramos também analisar se do grupo existem pessoas que utilizam a internet para fazer compras, se sim, porquê? E de que forma?

Primeira pergunta: Género?
Todos os inquiridos pertencem ao género feminino, como era esperado.

Segunda pergunta: Idade?
Os inquiridos estão entre os 20 e os 29 anos. A média das idades situa-se nos 21 anos, pois mais de metade dos inquiridos tem entre os 20 e os 21 anos.

Terceira pergunta: Utiliza a Internet?
Todos os inquiridos responderam que utilizam a Internet.

Quarta pergunta: Para que fins utiliza Internet?
Relativamente aos fins para os quais se utiliza a Internet,  a maioria dos inquiridos utiliza em contexto de lazer e apenas dois dos inquiridos utiliza para fins profissionais.

Quinta pergunta: Quanto tempo passa por dia ligado à Internet?
A maioria dos inquiridos passa entre 1 a 4 horas ligado à Internet e apenas uma pessoa passa menos de uma hora.

Sexta pergunta: De onde acede à Internet com mais frequência?
Todas as pessoas que responderam ao questionário acedem com mais frequência à internet em casa.

Sétima pergunta: Em que equipamento acede mais à Internet?
No que diz respeito ao equipamento que é mais utilizado para aceder à internet, os inquiridos responderam ser o telemóvel, no entanto, o computador e o tablet são utilizados pelos restantes 20%.

Oitava pergunta: Quantas redes sociais possui?
As redes socais utilizadas pelos inquiridos são, na sua maioria, mais de duas e 30% utiliza pelo menos duas.

Nona pergunta: Qual a rede social que utiliza mais?
O Facebook e o Instagram estão entre as redes sociais mais utilizadas diariamente, a seguir a estas, estão o Whatsapp e o Snapchat. Por último está o Twiter que nunca é utilizado por 6 dos 10 inquiridos.

Décima pergunta: Em relação aos perigos da utilização de redes sociais na Internet, considero-me?
Face aos perigos da internet, 80% dos inquiridos considera-se bem informado, sendo que, as opções de resposta eram: Muito bem informado; Bem informado; Pouco informado; Nada informado.

Décima primeira pergunta: Quantas vezes efetuou compras na Internet, durante o último ano?
Relativamente à utilização de internet para fazer compras, mais de metade (60%) dos inquiridos respondeu que efetuou compras 1 a 3 vezes no último ano e apenas 10% efetuou compras entre 7 a 9 vezes. Dos inquiridos nunca efetuou compras na internet durante o último ano existe apenas registo de 30%.


Décima segunda pergunta: Porque motivo utiliza a internet para fazer compras?
O principal motivo de utilizar a internet para fazer compras para os inquiridos é o facto do preço ser mais acessível (62,5%), a comodidade é a segunda razão (37,5%) e apenas uma pessoa só o faz porque o produto/ serviço só está disponível na internet.

Décima terceira pergunta: Faz pesquisas do mesmo produto em mais de um site?
Em relação à pesquisa do produto ser feita em mais de um site a maioria das respostas é sim (75%) e os restantes inquiridos responderam que não ( 25%).

Décima quarta pergunta: Faz compras internacionais/ nacionais?
Relativamente à modalidade internacional ou nacional de se fazer compras, metade dos inquiridos selecionou a opção nacional, e da restante metade 25% selecionou ambas as opções e os outros 25% escolheu internacional.

Décima quinta pergunta: O que costuma comprar na internet?
Em relação às compras que são feitas na internet, existem várias respostas. As respostas variam entre livros, acessórios, bilhetes de futebol, vestuário, adereços para o telemóvel e viagens.


Décima sexta pergunta: Como efetua o pagamento?
Com base na forma de pagamento, a maioria dos inquiridos selecionou a resposta multibanco (75%) e os restantes (25%) através do MBnet.

Décima sétima pergunta: Em relação aos perigos de fazer compras na internet, considero-me?
Relativamente à pergunta sobre os perigos de fazer compras na internet a maior parte dos inquiridos respondeu estar bem informado (77,8) e os restantes (22,2%) estão pouco informados.


Em relação, às respostas do inquérito é possível fazer um balanço geral. As respostas às questões realizadas, permitem tirar conclusões sobre para que fins a Internet é utilizada, qual o equipamento mais utilizado para aceder à Internet, com que frequência se utilizam as redes sociais e se fazem compras na Internet. No que se refere ao uso da internet, todos os inquiridos utilizam a internet e na sua maioria utilizam-na para fins de lazer, o telemóvel é o equipamento mais utilizado para aceder à internet, existe uma grande dimensão de utilizadoras de redes sociais, pois a maioria tem mais de duas, e 30% dos inquiridos não utilizaram a Internet para fazer compras no último ano.

Após a análise de resultados, verificámos que este questionário, no geral, atingiu os objetivos propostos. Foi necessário alterar a modalidade de resposta da quarta pergunta, pois em vez, de termos caixa de verificação, tínhamos escolha múltipla, o que anulava a hipótese de se escolher outra opção, pois o objetivo da pergunta era saber pra que fins o inquirido utiliza a internet e não qual era o fim para que mais a internet era utilizada.

Na nossa opinião, o nosso questionário só apresenta qualidade nas perguntas escolhidas, pois são perguntas explicitas.

Em relação ao tema do questionário "Segurança na Internet", existe uma pergunta sobre os perigos da utilização das redes sociais e outra sobre os perigos de fazer compras na Internet. O nosso objetivo, com essas duas questões, era verificar se os inquiridos se consideram informados sobre os perigos. Com essas respostas relacionámos a frequência de utilização, para assim perceber se os inquiridos que se sentem menos informados em relação aos perigos das redes sociais e das compras pela Internet utilizam com menos frequência ou não. E chegámos à conclusão que não houve nenhuma conclusão, porque não colocámos essas perguntas com resposta obrigatória. Ou seja,  as pessoas que responderam "nunca" à pergunta "Quantas vezes efectuou compras na Internet, durante o último ano?", não responderam à pergunta :"Em relação aos perigos de fazer compras na internet, considero-me?", o que fez com que não houvesse dados para analisar.


Só nos foi possível relacionar respostas, em relação à utilização das redes sociais, em que todos os inquiridos têm pelo menos uma rede social e apenas um se sente pouco informado em relação aos perigos da Internet. Concluímos então, que o facto de se considerarem pouco informados em relação aos perigos da internet não influencia em nada a frequência de utilização das redes sociais.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    a leitura do vosso texto não fica facilitada por terem optado por uma mensagem no blogue e por não existirem tópicos dentro do texto. No que se relaciona com as conclusões, penso que faria sentido pensarem um pouco melhor sobre os dados que recolheram e clarificá-las. Por exemplo teria feito sentido que, em vez de "As respostas às questões realizadas, permitem tirar conclusões sobre para que fins a Internet é utilizada" deveriam ter referido esses fins.
    Cumprimentos
    MRR

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