sábado, 17 de dezembro de 2016

Reflexão 3- Televisão



Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Docentes:
Tiago Falcoeiras
Maria Rosário Rodrigues

Discentes:
Andreia Bernardo
Rita Pinto


O trabalho seguinte é sobre as aplicações que uma emissão televisiva pode ter no estudo da Língua Portuguesa. A faixa etária escolhida pelo nosso grupo para a realização deste trabalho, foi o pré-escolar, assim sendo, o nosso grupo escolheu a curta metragem “La Luna”, uma animação da Pixar Animation Studios, escrita e dirigida  por Enrico Casarosa e que não apresenta um público alvo especifico pois  apresenta vários níveis de interpretação.

Esta curta metragem conta como uma família de três gerações (avô , pai e filho) limpam a Lua. O avô tenta que o neto seja igual a ele e o pai tenta que o filho seja como ele, e por isso o avô e o pai estão sempre a discutir, mas no final, o menino vai mostrar que não será igual a nenhum e será igual a ele próprio. Tanto o avô como o pai ficam muito orgulhosos dele.

O domínio da linguagem oral e abordagem à escrita é muito importante na educação pré-escolar, sendo o papel do educador “criar um clima de comunicação em que a linguagem do educador, ou seja, a maneira como fala e se exprime, constitua um modelo para a interação e a aprendizagem das crianças” (Silva & Pré-escolar, 1997, p. 66)

Esta emissão televisiva é adequada ao pré-escolar porque não apresenta linguagem complexa e as imagens são atraentes. Tem a duração de aproximadamente sete minutos, mas a sua duração pode variar consoante a aplicação que tiver.

Esta animação tem imensas potencialidades para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, na medida em que aparecem imensos objetos do quotidiano e as crianças podem identificá-los, trabalhando assim o vocabulário e contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral. De forma a consolidar a aprendizagem do novo vocabulário, pode-se no final mostrar imagens de objetos que apareceram no filme com a respetiva identificação escrita por baixo e pedir às crianças para dizerem o que é cada imagem, dando-lhes assim também um primeiro contacto com a representação escrita da palavra. Independentemente do domínio da linguagem oral das crianças, devem ser planeadas situações que desenvolvam não só a oralidade como promovam uma aproximação à linguagem escrita. (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 1997)

A outra atividade escolhida para aprendizagem da Língua Portuguesa foi o ensinamento de uma canção infantil relacionada com as estrelas, uma vez que aparecem estrelas no filme. A canção de exemplo escolhida foi:
“Brilha, brilha, lá no céu
A estrelinha que nasceu.
Logo surge outra ao lado
Fica o céu iluminado.
Brilha, brilha, lá no céu,
A estrelinha que nasceu.”

Ao aprender a letra de uma canção a criança não só tem contato com o significado da mesma como tira partido da sua musicalidade, através da rima, da entoação das palavras, das sílabas. Se as canções infantis repetitivas e rimadas forem acompanhadas de gestos as crianças entendem o significado cada palavra com mais facilidade. É também muito importante que a criança, mesmo não sabendo ler, veja a letra da música, pois o contato com a grafia faz com que ela se vá familiarizando com as letras, palavras e frases. Desta forma apreende igualmente o sentido da escrita de uma forma lúdica e atrativa. Por isso, para o êxito desta atividade, a letra da canção iria ser visível para as crianças e ao mesmo tempo a canção iria ser acompanhada por gestos que ilustrassem a letra.  

De acordo com os objetivos da linguagem oral em creche, estas atividades permitem reconhecer
objetos, revelar interesse por canções e cantarolar, aprender novo vocabulário, compreender os nomes de objetos comuns, pessoas familiares, ações ou expressões, combinar palavras para fazer sequências simples e ter iniciativa e interesse em participar em situações de comunicação oral. (Social, 2010) Ambas as atividades pressupõem o visionamento completo do filme.

É importante compreender que o desenvolvimento das crianças começa desde idades muito pequenas e portanto a aprendizagem da linguagem oral deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que começa a desenvolver-se muito precocemente e não somente no ensino formal.  Pois a linguagem oral influencia desde cedo no desenvolvimento do raciocínio da criança pois esta aprofunda a compreensão e a linguagem quando tenta explicar o que pretende através de um ato de comunicação, pois necessita de estruturar o seu pensamento para se fazer entender e expor o seu ponto de vista. (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016)

Referências Bibliográficas

Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).

Silva, M. I., & Pré-escolar, N. d. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Ministério da Educação.

Social, S. (2010). Manual de Processos-chave Creche.



Sem comentários:

Enviar um comentário